Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

plano de aula dia 23.05.2013

0 comentários

Aula sobre a importância de economizar papel e utilizar mais o computador para guardar arquivos.

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Perceber que o uso racional e a reciclagem do papel podem diminuir a derrubada de árvores.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: Leve seus alunos para a sala de informática. Comece a aula perguntando a seus alunos o que eles sabem sobre o papel. Do que é feito? De onde vem? Quantos e quais tipos de papel os alunos conhecem? Para que pode ser usado? Peça-os que anotem, em uma folha, as respostas para essas questões. Fazer essas perguntas é importante, pois, além de ser uma forma de chamar a atenção para o tema, pode ser uma forma de fazer os alunos pensarem sobre o assunto (há a possibilidade da idéia de que o papel vem da papelaria).
Atividade 2: Juntos, assistam ao vídeo “De onde vem o papel?”

Esse vídeo, que na verdade mescla filmagem com desenho animado, tem duração de aproximadamente 4 minutos, e de forma resumida e atraente expõe respostas para as questões iniciais da aula. Peça aos alunos que anotem as novas informações obtidas para as perguntas feitas no início da aula. As respostas dos alunos coincidem com as oferecidas pelo vídeo?
Atividade 3: Os alunos devem relacionar o processo de produção do papel à sua matéria-prima – as árvores. O vídeo já traz indicações sobre isso, mas talvez seja necessário que você reforce essa relação. Por exemplo: para fazermos suco, podemos usar a fruta, sem ter que matar a árvore. Porém, para fazer papel, a árvore inteira precisa ser derrubada. Será que os alunos conseguem perceber a relação entre desperdício de papel, desmatamento (ainda que de áreas reservadas para tal fim), lixo e reciclagem? Caso não observem esta relação, é importante que você destaque esse aspecto para eles. Os recursos de aprofundamento podem lhe ajudar nessa tarefa. Você pode voltar ao exemplo dado acima. Para fazer papel, a árvore tem que ser derrubada inteira. Quanto mais papel se usa, mais papel deve ser comprado. Para que o papel possa ser comercializado, ele deve primeiro ser produzido, e para sua produção é necessária a derrubada de árvores. Logo, quanto mais papel for usado, mais árvores serão derrubadas. Da mesma forma, o uso racional pode levar à diminuição do desmatamento com finalidade de produção de papel. Talvez valha a pena d desenvolver um projeto de educação ambiental voltado para o uso racional do papel, ou para a reciclagem desse material, e essas atividades podem ser desenvolvidas na sua a escola, professor (vide sugestão de atividade complementar)

DICAS MUDE O MUNDO – ECONOMIZANDO TINTA E PAPEL
  • A primeira dica é sempre a mais óbvia: imprima somente o necessário. E-mails muitas vezes podem ser simplesmente encaminhados, assim como documentos e pautas de reuniões.
  • Caso você tenha que guardar um documento, como uma página da web, por exemplo, que tal “imprimir” em PDF? Você guarda uma cópia digital em sua máquina, que pode eventualmente ser impressa caso seja necessário. O Open Office, alternativa gratuita ao Office, já traz a opção de imprimir em PDF.
  • Usar as colunas no Word não apenas economiza papel – mas torna a leitura mais fluida.
  • Usar o verso do papel é a única maneira de torná-lo 100% reciclado.
Uma dica muito legal é instalar a EcoFont, que economiza até 20% de tinta sem prejudicar a leitura. 










planejamento dia 16.05.13

0 comentários

planejamento dia 16.05.2013

                        A leitura de contos 

Objetivos
- Demonstrar conhecimento de diferentes contos de fadas.
- Produzir e revisar textos.
- Refletir sobre o uso das convenções que normatizam os usos da Língua Portuguesa com relação à ortografia.
- Comunicar-se e expressar-se em de situações de intercâmbio social, elaborando e respondendo perguntas..

Conteúdos  
- Produção de texto.
- Revisão.


Material necessário Giz, lousa, papel sulfite, canetas coloridas, lápis de cor, livros de contos de fadas,data show,e videos de historias.
Flexibilização para deficiência intelectual Acrescente canções, filmes e animações de contos de fadas que facilitem a compreensão da história.







planejamento de aula dia 09.05.2013

0 comentários


PLANO DE AULA /DIA DAS MÃES /2013

Planejamento dia 09.05.2013

Tema:Dia das Mães

     O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para trabalhar, pois, toda criança fica empolgada quando fala da mamãe.

Objetivos:







  • Valorizar o papel da mãe:
  • Estimular a construção de laços afetivos entre filhos e mães;
  • Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
  • Ampliar a criatividade;
  • Comemorar o “Dia das Mães”


    • METODOLOGIA:
        1º Momento: Linguagem oral e escrita
    Confecção de um cartaz.
     PIBID DESEJA UM FELIZ DIA DAS MÃES....

    OS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO COM OS SEUS DEDINHOS FIZERAM UM LINDO JARDIM,OS ALUNOS DO TERCEIRO E QUARTO ANO CONFECCIONARAM CARTÕES E FIZERAM DOBRADURAS DE FLORES E AS COLAGENS.
    GOSTARIA DE PARABENIZAR OS ALUNOS DO COLÉGIO AIR BORGES PELO BELO TRABALHO REALIZADO TENHO CERTEZA QUE TODAS AS MÃES SE SENTIRAM ORGULHOSAS.